top of page

SOBRE NÓS

   Quando esse projeto começou, a questão principal era “Como é possível que as neurociências tenham avançado tanto e que, mesmo assim, haja tantos neuromitos espalhados por aí? ”

 

   Neuromitos são afirmações equivocadas sobre o cérebro que acabam se tornando senso comum. “Usamos apenas 10% do nosso cérebro”, “Ginástica cerebral melhora nosso cérebro”, “bebês que ouvem música clássica são mais inteligentes” entre outros.

 

   O fato é que as pessoas acreditam naquilo que é divulgado e que está ao alcance de sua compreensão. Em geral, os artigos científicos – com sua linguagem hermética, tantas vezes publicados em outros idiomas – não são acessíveis à população em geral.

 

   Pensando nisso, o objetivo do Projeto “Caçadores de Neuromitos” é realizar uma série de ações para a desmitificação de afirmações equivocadas do senso comum sobre o cérebro em particular e sistema nervoso em geral.

 

   Para isso foi criado o Fundo de Combate aos Neuromitos que irá promover a construção e manutenção desse site, a elaboração de vídeos ilustrados sobre neuromitos (canal do Youtube Caçadores de Neuromitos), palestras gratuitas para a população, um aplicativo gratuito para celular sobre neurociências e a coleção de livros “Caçadores de Neuromitos”, curada pela Editora Memnon.

    Com o foco em divulgação científica e na popularização da ciência, o primeiro livro da coleção, Caçadores de Neuromitos: o que você sabe sobre o seu cérebro é verdade? desmitifica muitos mitos sobre o cérebro de forma clara e acessível para qualquer tipo de público.

 

     Cada capítulo, escrito por neurocientistas - desde jovens caçadores de neuromitos até pesquisadores sêniores brasileiros e estrangeiros - traz ao público uma viagem fantástica ao mundo do cérebro, seu funcionamento, e esclarece equívocos que foram gerados na mídia em geral desde do boom das descobertas em neurociências na década de 1990.

 

     O valor obtido com os direitos autorais dos organizadores e autores do livro a partir das vendas do mesmo serão totalmente doados e revertidos para o Fundo de Combate aos Neuromitos que objetiva o desenvolvimento de ações de divulgação em neurociências para a população brasileira.

 

    Agora é o momento de espalhar essa boa ação e esperamos contar com sua valiosa colaboração. Compartilhe esse site. Adquira seu livro!

 

Abraços,

 

Larissa Zeggio, Roberta Ekuni, Orlando F. A. Bueno

___________________________________________

Organizadores do Projeto Caçadores de Neuromitos 

SOBRE OS CAÇADORES DE NEUROMITOS /ORGANIZADORES

 

Orlando Francisco Amodeo Bueno – Psicólogo (Universidade de São Paulo), mestre em Farmacologia e doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Livre Docente do Departamento de Psicobiologia UNIFESP. Atualmente é professor sênior do CNPq, professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da UNIFESP.

 

Roberta Ekuni – Psicóloga (Universidade Estadual de Maringá), mestre em Ciências (Unifesp) e doutoranda em Ciências na mesma instituição. Professora Assistente na Universidade Estadual do Norte do Paraná, pesquisa na área de memória e aprendizagem, e se tornou caçadora de neuromitos quando percebeu que seus alunos acreditavam em muitas neurobobagens sobre o cérebro.

 

Larissa Zeggio Perez Figueredo – Psicóloga (FAPA), mestre em Ciências da Saúde, doutora em Ciências-Neurociência e pós-doutora em Cognição pela UNIFESP. Diretora técnica do IBIES (Instituto Brasileiro de Inteligência Emocional e Social), Coordenadora de pós-graduação em neuropsicologia e professora de neurociências para educadores em diversos estados brasileiros (CENSUPEG). Percebeu que sua missão era ajudar a caçar e criar um antídoto para os neuromitos quando os viu espalhados em todos os cantos do país. 

 

SOBRE OS CAÇADORES DE NEUROMITOS SÊNIORES /AUTORES CONVIDADOS

(em ordem alfabética)

 

Alfred Sholl Franco Biólogo (Faculdades Maria Thereza), Especialização em Neurobiologia (UFF), Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica, URFJ). Professor Associado I (UFRJ, IBCCF, Programa de Neurobiologia), Coordenador da Extensão no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (CATE, IBCCF, UFRJ) e do Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), Editor-Chefe da revista eletrônica "Ciências e Cognição".

 

Annelise Júlio-Costa Psicóloga (UFMG) e Farmacêutica - Habilitação em Análises Clínicas (Universidade José do Rosário Vellano). Doutoranda e Mestre em Neurociências (UFMG). Gerencia o Ambulatório de Pesquisa sobre a Neuropsicologia das Dificuldades Matemáticas e Síndromes Genéticas do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento (LND-UFMG). Membro do grupo de pesquisa LINEU (Laboratório Integrados de Neuropsicologia - UFMG/UFRB/UFRJ/USP)

 

Barbra Rio-Lima graduanda em Psicologia (UFMG).

 

César Galera estuda memória de trabalho visuoespacial. É Professor Titular da FFCLRP-USP, Departamento de Psicologia; orientador do Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da FFCLRP-USP. Fez pós-Doutorado na Concordia University, Montreal, CA., no laboratório do Professor Michael von Grünau. É Mestre e Doutor em Psicologia Experimental pelo Instituto de Psicologia da USP, orientado pelo Professor Arno Engelmann. É Psicólogo pela FFCLRP-USP.

 

Francisco Paulino Dubiela Biólogo (Universidade de São Paulo), mestre e doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo. Realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biologia Química da Universidade Federal de São Paulo desde 2012. Professor Pesquisador II do curso de Pedagogia à Distância da UDESC, e Professor Convidado de Pós Graduação nos cursos de Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia do CENSUPEG.

 

Frederico Augusto Casarsa de Azevedo Atualmente é aluno de PhD do Max Planck Institute for Biological Cybernetics, Alemanha. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas  e mestrado em Programa de Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de neurociências (fMRI, eletrofisiologia e neuroanatomia), em pesquisa com primatas (humanos e macacos Rhesus), em biofísica, em genética e em programação de computadores. Possui grande interesse pela interface entre neurociências, ciências exatas e robótica.

 

Giuliano Ginani Biólogo (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Mestre e Doutor em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Professor universitário na Faculdade União das Américas - Uniamérica, Foz do Iguaçu, PR. Pesquisador da área de Memória Humana, Emoções e Cronobiologia.

 

Glaucio Aranha doutor em Letras e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela UFF; graduado em Direito (UFJF). É pesquisador-líder do grupo de pesquisa *Neuroeduc - Centro de Estudos em Neurociências e Educação* (OCC/UFRJ) Coordenador e pesquisador da instituição de pesquisa e ensino Organização Ciências e Cognição (OCC). Pesquisador associado de *Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências*, da UFRJ (CeC-NuDCEN/UFRJ). Atua como editor-chefe do periódico científico Ciências & Cognição.

 

Guilherme Brockington Grauado em Física (Universidade Federal de Juiz de Fora), Mestre em Ensino de Ciências e Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo com estágio sanduíche no Brain Creativity Insitute, sob orientação do neurocientista Antonio Damasio. Professor Adjunto na UNIFESP-DIADEMA. Sua pesquisa usa as neurociências para investigar o papel da emoção na construção de conhecimentos científicos e a influência de elementos afetivos nas tomadas de decisão.

 

John T. Bruer Presidente da James S. McDonnell Foundation. Estabeleceu programas na área de Neurociência Cognitiva. Graduado em filosofia pela University of Wisconsin (B.A., 1971), e pela University of Oxford (B. Phil., 1974), e doutor pela Rockefeller University (Ph. D., 1978). É membro dos conselhos da Carnegie-Mellon University (Philosophy Department), Stanford University (Center for the Study of Language and Information), e Washington University (Program in Philosophy, Neuroscience, and Psychology). Autor de diversos livros, entre eles “ The Myth of the First Three Years: A New Understanding of Early Brain Development and Lifelong Learning”.

 

Leandro Malloy-Diniz Psicólogo (Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular UFMG. Atualmente é Professor Adjunto da UFMG. É líder do grupo de pesquisa Laboratórios Integrados de Neuropsicologia (UFMG-USP-UFRJ-UFRBA). Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp). É membro fundador e atual diretor geral da Sociedade Interdisciplinar de Neurociências aplicada à Saúde e Educação (SINAPSE).

 

Marina Puglisi Fonoaudióloga (Universidade Federal de São Paulo); especialista em Desenvolvimento da Linguagem e suas Alterações pela (Universidade de São Paulo); doutora em Ciências da Reabilitação (Universidade de São Paulo), pós-doutora pela mesma instituição e pela University of Oxford - UK. Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.

 

Matheus Augusto Silva graduando em Ciências Biológicas na UENP, fez iniciação científica com o tema neuromitos e participa do Grupo de Estudos em Neurociência da UENP.

 

Marina Chichierchio Graduanda em Ciências Biológicas: Modalidade Médica pela UFRJ, com período sanduíche na Florida International University, FIU, Estados Unidos. Membro do Ciências e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ e do Centro de Estudos em Neurociências e Educação (NEUROEDUC), Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF), Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ.

 

Mariana Elisa Benassi Werke é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Mestrado e Doutorado em Ciências na área de Cognição Musical pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Sua tese trata de memória de curto prazo e operacional para melodias em cantores. Pós-doutoranda do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e pesquisa dificuldades de percepção, produção vocal e integração (desafinação) e a influência delas na memória operacional para música em parceria com pesquisadores da Faculty of Music, University of Cambridge. Cantora (sob orientação das professoras Andrea Kaiser e Sandra Espiresz) e estuda Jazz, sob orientação da professora Debora Gurgel.

 

Marcelo Ventura Freire é bacharel em Estatística na Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE/IBGE), mestre em Estatística no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas (IMECC/UNICAMP), doutor em Estatística no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP) e pós-doutor pelo Departamento de Estatística do IMECC. Professor Doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP) e tem experiência de pesquisa na área de Probabilidade e Estatística, nos temas: processos estocásticos especiais, simulação perfeita e suas aplicações à estimação Bayesiana, métodos Bayesianos, métodos multivariados, metodologias ativas de aprendizagem (PBL) e aplicações

 

Pascale Engel de Abreu Professora Associada no desenvolvimento cognitivo multilingue na Unidade de Pesquisa ECCS (University of Luxembourg). Mestre em psicologia do desenvolvimento (University of Durham - Reino Unido) e da Université Louis Pasteur (França).  Doutora em desenvolvimento cognitivo (University of York -Reino Unido). Pós-doutora pela University of Oxford (Reino Unido), University of Princeton (EUA), e University of York (Canadá).

 

Rafael Vasques Psicólogo, Mestre em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - USP, onde é atualmente aluno de doutorado atuando principalmente no tema memória de trabalho visual.

 

Silmara Batistela Psicóloga (Universidade Estadual de Londrina), especialista em Neuropsicologia e mestre em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia (UNIFESP). Atualmente é doutoranda em Ciências (UNIFESP) atuando na área de sono e cognição. Faz parte da equipe Reab no Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN).

 

Sidarta Ribeiro (prefácio) Professor Titular de Neurociências e Diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Bacharel em Ciências Biológicas pela UnB, Mestre em Biofísica (UFRJ), Doutor em Comportamento Animal pela Universidade Rockefeller, Pós-Doutor em Neurofisiologia pela Universidade Duke. Ex-secretário da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC). Coordenador do comitê brasileiro do Pew Latin American Fellows Program in the Biomedical Sciences e membro do comitê científico da Latin American School of Education, Cognitive and Neural Sciences (LA School).

 

Vitor Geraldi Haase Médico (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), mestre em Lingüística Aplicada (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e doutor em Psicologia Médica (Ludwig-Maximilians-Universität zu München). É professor titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. 

Entre em contato:
neuromitos@gmail.com

© 2015 Todos os direitos reservados

Caçadores de Neuromitos

bottom of page