

MÉTODO FRIENDS
O Método FRIENDS (AMIGOS) é um programa de desenvolvimento de Habilidades Sociais e Emocionais direcionado a crianças, jovens e adultos. Método internacional (australiano), baseado em evidências científicas e o único no mundo reconhecido pela Organização Mundial de Saúde para esse fim. Já foi aplicado em mais de 900.000 pessoas em 23 países e está traduzido e adaptado em diversos idiomas. Indicado para redução de problemas emocionais, como ansiedade e depressão, manejo de problemas comportamentais, promoção de resiliência e bem-estar mental e melhora de desempenho acadêmico.
ENTENDA MAIS:
[trecho do capítulo "DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA ESCOLA E A EXPERIÊNCIA BEMSUCEDIDA DO MÉTODO FRIENDS: quando as neurociências e a educação se encontram pelo caminho da psicologia positiva." de livro organizado e publicado pelo SENADO FEDERAL brasileiro, e escrito pelas Dra. Larissa Zeggio e Dra. Laila Torres.]
* a utilização e/ou reprodução total ou parcial desse
texto deve pode ser realizada apenas com
autorização escrita
O Método FRIENDS é um protocolo de intervenção em saúde mental com material estruturado, baseado em evidências científicas, desenvolvido na Austrália na década de 1990, e que é utilizado com o objetivo de aumentar habilidades socioemocionais, promover resiliência e prevenir ansiedade e depressão em grupos de crianças e jovens.
É reconhecido pela Organização Mundial de Saúde desde 2004 inclusive para utilização como prevenção universal no contexto escolar. Foi ainda aprovado em 2012 pelo Registro Nacional de Programas e Práticas baseadas em evidência dos Estados Unidos (NREPP) e citado como prática efetiva para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais no CASEL GUIDE americano (Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning). Vem sendo pesquisado cientificamente em 13 países, é atualmente utilizado em mais de 20 países, faz parte de intervenções bem sucedidas em políticas públicas escolares da Inglaterra, Irlanda, Canadá, Austrália, entre outros, e já foi aplicado em mais de 900.000 crianças ao redor do mundo. O Método FRIENDS está adaptado para o português-brasileiro desde 2012.
A fundamentação teórica e prática do Método faz a interface entre as neurociências cognitivas e a educação se apoiando em técnicas da psicologia cognitivo-comportamental (TCC), consideradas padrão-ouro para prevenção e tratamento de problemas emocionais, nos pressupostos e técnicas da psicologia positiva, cujo foco é desenvolver habilidades e potencialidades do indivíduo, no arcabouço teórico proveniente da psicologia evolutiva e evidências das neurociências.
O Método está centrado em dois grandes eixos de desenvolvimento de habilidades para a vida: habilidades para vida saudável e habilidades socioemocionais/resiliência.
As habilidades para a vida saudável são desenvolvidas de forma transversal nos encontros por meio de brincadeiras e atividades que estimulam alimentação balanceada, ingestão de água, boa higiene do sono, atividade física, exposição ao sol e atividades ao ar livre e em contato com a natureza.
As habilidades socioemocionais/resiliência são desenvolvidas de forma gradativa ao longo dos encontros, enfatizando desde o reconhecimento de emoções em si e nos outros, manejo das emoções, treino de habilidades sociais e empáticas até resolução de problemas e conflitos. FRIENDS ensina estratégias cognitivas, comportamentais e fisiológicas que auxiliam crianças e jovens a enfrentar e manejar o estresse e as preocupações. Esse conjunto de habilidades para a vida, também chamado de habilidades não cognitivas, tem sido negligenciado ou, quando muito, ensinado de forma não sistematizada no ensino brasileiro, muito embora as neurociências tenham demonstrado a importância direta desses fatores para a aprendizagem.

Faça a formação profissional no
Método FRIENDS
